Rua Viscondessa de Campinas, 284 - Nova Campinas - Campinas - SP

O Risco da Customização Exagerada

6 de fevereiro de 2017

O ideal de todo software é que ele seja flexível, adaptando-se as necessidade de cada cliente. Porém, é comum encontrar no mercado muitas empresas que se perderam entre as diversas customizações, e não conseguem mais encontrar o “caminho de volta”. Isto porque, toda vez que customizamos, mudamos o código-fonte, o DNA de funcionamento do software. Assim, quanto mais se altera, maior o risco do software perder a funcionalidade e operatividade.

Outro ponto de risco no abuso das customizações é por conta das mudanças legais. As necessidades para cumprimento da legislação se altera constantemente. Muitas vezes, a adequação das empresas às novas normas exige que o sofware seja adaptado para cumprir um padrão de envio, por exemplo. Exemplos destas alterações aconteceram com a implementação do eFiscal, eContábil, o eSocial e a Nota Fiscal Eletrônica. Uma empresa que foge muito do comum, com um software e um processo desenvolvido com exclusividade demasiada, tende a sofrer mais para cumprir estas exigências legais.

Quando falamos em customização, automaticamente o radical da palavra nos remete a pensar em CUSTO. Por isso, é muito importante o cliente saber equilibrar o padrão com o customizado, tomando cuidado para que as customizações não virem uma “bola de neve”, em termos de custo e funcionalidade do software adquirido.

Abrir WhatsApp
1
Podemos te ajudar?
Olá, tudo bem?
Podemos te ajudar?