Rua Viscondessa de Campinas, 284 - Nova Campinas - Campinas - SP

O impacto da crise no mercado de software

5 de fevereiro de 2017

2016 não foi um ano fácil em nenhum setor e no mercado de software não poderia ser diferente. As empresas estão segurando orçamento para mudanças de fornecedores, o ciclo de venda é muito mais longo e as aprovações de investimento mais criteriosas. Mas o que poderia ser retração, pode virar oportunidade.

Apesar de que, majoritariamente, cortar novos investimentos é sempre um dos primeiros pensamentos quando vislumbramos tempos difíceis futuros, nem todas as empresas pensam assim. Um dos grandes álibis das empresas de software é oferecer aos clientes mais segurança e controle, justamente quando o mercado não está mais oferecendo essas condições. Até porque em tempos áureos, onde os lucros são fáceis, alguma “falta de controle” dos processos é tolerável. Porém, em crise, quando o mercado é competitivo e o lucro disputado e escasso, o bom resultado da empresa depende um bom controle interno.

De acordo com pesquisa divulgada pela revista BITMagazine, em 2016, o Brasil totalizou o ano com US$ 27 bilhões em investimentos em software e serviços, ficando em oitavo lugar no ranque mundial. Isso revela que o empresário brasileiro sabe que organizar a casa e investir em um bom ERP pode, não só garantir a estabilidade em momentos de turbulência, como também impulsionar a operosidade para aumentar as vendas e continuar o crescimento.