Rua Viscondessa de Campinas, 284 - Nova Campinas - Campinas - SP

A importância do início do ano para a organização das empresas

7 de janeiro de 2017

Assim como acontece em nossas vidas, as empresas esperam a virada de ano para planejarem o rumo do negócio, de modo a se posicionar de maneira forte no ambiente que está por vir. Por isso, esse período que abrange de dezembro a fevereiro é o mais indicado para fazer um “checkup” da companhia e determinar metas para o ano que está por vir.

Podemos definir o planejamento em dois grandes pilares. O Planejamento Estratégico, no qual serão feitas reflexões sobre os acontecimentos do ano que passou, discussões sobre os pontos aprendidos, avaliação dos rumos que a empresa tomou, pontos fortes e fracos da companhia e da concorrência, vislumbrar novas oportunidades de negócio; e o Planejamento Tático, para definição de nova metas e métricas concretas e consequentes planos de ação, a exemplo de definição de budget do ano para cada área, metas de vendas, capacity da produção, planejamento de headcount, treinamentos para engajamento dos funcionários, aquisição de novos sistemas de automação e implantação de um ERP.

Resumidamente, o corpo diretivo da empresa define a estratégia para o próximo ano, e daí se desenrolam os planos táticos, com metas, objetivos e planos de ação, para que esta estratégia se concretize. Para definir-se o que será feito, deve-se estabelecer por QUEM e por QUANTO. E é daí que são feitas as metas individuais e de equipe.

Abrir WhatsApp
1
Podemos te ajudar?
Olá, tudo bem?
Podemos te ajudar?